Regata da Primavera

mapa

Linha amarela: indo para a raia de largada. Linha vermelha: raia da regata.

Ubatombo mais uma vez presente em grandes eventos, dessa vez um evento especial, a Regata da Primavera que parte de Salvador (Ponta de Humaitá) até Mutã (do outro lado da Ilha de Itaparica na parte do continente). Foi realizada no dia 26 de setembro de 2011. A largada foi as 13 horas.

Dois barcos saíram do Terminal Náutico, o saveiro “Mensageiro do Destino”. Nem bateram parabéns pelos seus dois anos, saveiro rabo de peixe (duas proas), o outro um idoso com sangue de jovem, o “Sombra da Lua” aos 85 anos e um cartel “de meter inveja”, já foi campeão várias vezes da João das Botas, Aratu-Maragogipe, entre outras, o Sombra é um saveiro do tipo popa torada.

Embarquei no Sombra, saímos do Terminal Náutico as 9:30 e fomos para a raia de largada na Ponta de Humaitá, antes passamos pelo Forte São Marcelo. Esperamos até as 13 horas, passamos na raia e seguimos para a ponta da Ilha de Itaparica. Detalhe, o Sombra foi o únicos a passar na raia de largada. “Trocando em miúdos”, se nós ultrapassarmos o ponto de chegada nos tornaríamos campeões.

A regata é sempre é acompanhada com churrasco, cerveja e uma boa conversa, e essa não foi diferente. Os ventos estavam bons e Sol saiu, diferente da previsão do raiar do dia. Mas não estávamos com uma boa regulagem das velas, vários barcos passaram-nos.

Dobramos a ponta da Ilha de Itaparica e seguimos para Mutá (olha o mapa para verificar a sua localização), passamos a linha de chegada, até o momento não foi divulgado o resultado. A Regata da Primavera é uma mistura de barcos modernos, de fibra, e barcos típicos como é o caso dos saveiros. Parabéns aos idealizadores!

Texto: Ricardo Tavares.

Fotos: Roberta Farias/Ricardo Tavares.



No Terminal Náutico No Terminal Náutico


No Terminal Náutico
Mercado Modelo ao fundo


"Mensageiro"
Cidade Baixa


Forte São Marcelo ao fundo
Chegando à Ponta de Humaitá


Forte de Monte Serrat
Ponta de Humaitá


Eu
Mestre Luciando do "Sombra da Lua"


Roberta Farias em raro momento sendo fotografada
Brincadeirinha no meio da Baía


Eu e Pitú
Velejando

Uma boa conversa na regata
Na chegada

Uma canoa passando na chegada em Mutá
Na chegada


Por fim uma foto do "Mensageiro do Destino"