Logomarca

Página principal

A logomarca: quando construimos uma logomarca queremos passar uma ideia, uma mensagem, um sentimento, uma frase, através de uma imagem. Assim, acontece com as grandes marcas de empresas multinacionais como a Google, McDonald, Gillete ou Petrobrás. Eu sempre digo que você não toma Coca-Cola, toma alegria, a marca transmite isso nas suas propagandas. E a marca Ubatombo, o que representa?

O que a logomarca Ubatombo transmite:

Simples ou complexa? Já dizia Leonardo da Vinci há 500 anos: "A simplicidade é o último grau de sofisticação". A logo é composta por círculo, retas e linhas em forma de onda, a forma mais simples das figuras geométricas. O site se propõe a ser simples e objetivo, sem efeitos de flash ou outros recursos.

Adulto ou infantil? Qualquer criança é capaz de desenhar a logomarca do Ubatombo, pelo menos rabiscar. Assim, o site nasceu da proposta de divulgar e fortalecer o esporte, a cultura e o lazer. Logo que, eu, Ricardo Tavares, não encontrava um meio para divulgar as minhas realizações. Qualquer pessoa que realizar um evento poderá colocar o anúncio aqui no site, sem custo, basta entrar em contato comigo. Por isso, digo que o site é um pouco criança, sem o objetivo de troca de favores, dinheiro ou qualquer outro interesse. Trocando em miúdos, sem segundas intenções, uma atitude bem da época de infante. O fazer bem a alguém, divulgando sua arte, seu esporte, seu nome, sem pedir nada em troca. 

Sua inspiração: A logomarca também lembra as antigas formas de arte de cavernas. As pinturas rupestres são, talvez, a primeira expressão de arte do homem e serviam para contar e representar histórias de caça ou de guerra. Depois vieram outras expressões artísticas como o teatro e a literatura. As pinturas rupestres também lembram história.


Pinturas rupestres lembram a logomarca do Ubatombo

Parado ou em movimento? Não existe um esporte que se joga parado, mesmo o arco e flecha ou tiro ao alvo há movimento envolvido. Criar uma marca que transmitisse a ideia de movimento era de fundamental importância para passar a ideia geral do site. O basquete, a maratona, o salto, o motocross todos são "cinéticos" assim como a logomarca do site.

Abstrato ou concreto? Apesar das retas que lembram a poesia concretista da Escola Literária Brasileira. A marca também explora o abstrato. Correndo para onde? Aquele "boneco" é um esboço de uma pessoa? Ou o que podemos imaginar com aquele boneco correndo? Será que é Antônio Balduíno, o Baldo, do livro Jubiabá de Jorge Amado correndo da polícia ou um homem fazendo maratona? Poderiam ser ambos. 

O nome Ubatombo significa canoa caindo ou canoa caída, isso ao "pé da letra". Isso passa a ideia de movimento ou algo que se movimentou, outra vez usando o abstrato, e a liberdade de expressão da Língua Portuguesa. Além da ideia de movimento, que lembra o esporte, a palavra uba é de origem Tupi-Guarani, que lembra o índio, a história, a literatura brasileira em prosa e poesia. Outra assunto que remonta o nome é sua junção, assim como diversos grupos da terra natal. Exemplos como Canoatan ou Ubatambor que tanto trouxeram incentivo a arte na minha cidade natal.

Eu não conheço outra logomarca/nome que expresse tantos fatores igual a do Ubatombo. Assim, a marca se torna um sinônimo de esporte, cultura, lazer, ciência, história, divulgação, realização.


A logomarca oficial:



Abaixo a versatilidade da logomarca:

01 de janeiro - Dia da Confraternização Universal

01 de janeiro - Dia Mundial da Paz

19 de janeiro - Dia do Saveiro

Carnaval (fevereiro/março)

Março - voltam as aulas 

01 de abril - Dia da Mentira

22 de abril - Descobrimento do Brasil

04 de maio - Dia de Star Wars

25 de maio - Dia da Toalha

Dia das Mães (maio)

12 de junho - Dia dos Namorados

14 de junho - Dia Mundial do Doador de Sangue

29 de junho - Dia do Pescador

Copa das Confederações / Copa do Mundo (junho)

27 de julho - Dia do Motociclista

12 de agosto - Dia Nacional das Artes

22 de agosto - Dia do Folclore

07 de setembro - Dia da Independência

26 de setembro - Dia de fundação de Ubatã

12 de outubro - Dia das Crianças

15 de outubro - Dia do Professor

31 de outubro - Dia do Halloween

31 de outubro - Dia do Halloween

25 de novembro - Dia Nacional do Doador de Sangue

25 de dezembro - Natal

31 de dezembro -
Reveillon

Logomarca da Grife Ubatombo

A logomarca Ricardo Tavares

Como o assunto é logomarca, a outra que aparece no site é a do meu nome, Ricardo Tavares, vista abaixo. É o desenho de uma vela usada nas caravelas e em alguns tipos de saveiros. Quando usada nas caravelas eram chamadas de vela bastarda ou vela latina, já nos saveiros são chamadas de vela de pena. Eu tinha um barco, o Buonna Pizza, que usava uma vela de pena, por isso, escolhi esta para a logomarca do meu nome.



Página principal