Aliança Salvador II



Página principal

Sábado, 27 de outubro de 2012. Foi de arrepiar. Um grande evento para os fãs de Star Wars aconteceu neste final de semana na Biblioteca Central do Estado, nos Barris. A Aliança Salvador Episódio II, é um evento com a temática do universo Star Wars com apresentação de filmes, cosplay (pessoas trajando personagens, neste caso, personagens de Star Wars como Darth Vader, Obi-Wan Kenobi, etc), bonecos (incluindo o feito de papel), shows, debates, entre outros.

A ASII iniciou com uma breve apresentação do presidente do Conselho Jedi Bahia (CJBA) e logo depois a apresentação do Sexteto Opus Lumen (grupo de música clássica), tocaram música de Beethoven, o tema da pantera cor-de-rosa, can-can, além de claro, músicas tema de Star Wars.

O Sexteto Opus Lumen é composto por Tota Portela, Solamy Oliveira, Adelson Lemos, Humberto Fernandez, Ilza Santana e Gustavo Seal. Tocaram perfeitamente o tema da 20th Century Fox que faria qualquer quarentão lembra-se das sessões da tarde de infante, tema da abertura de Star Wars, de Luke e Leia, da Força e o tema Imperial, no qual foi regido, nada mais nada menos, que o próprio Darth Vader.

Logo após a grande apresentação musical, ouve um treinamento de combate de sabre de luz com Leonardo Menezes e apresentação de um documentário fãs de Star Wars. Na segunda parte do evento, foram apresentações de palco, incluindo o debate sobre a chance de um lançamento de um novo filme (impossível no dia 27 de outubro de 2012, George Lucas já tinha "batido o martelo"), e não é que dois dias depois anunciaram a filmagem do Episódio VII. Agora estamos esperando uma parceria de Alex Raymond com a Mãe Dinah.

Outras apresentações foram: "I Will Survive" com Shai Sato, concurso cosplay (o hit "eu não sou seu pai" ficou na história) e a dança do momento, a Gangnam Style.

Mais um grande evento realizado pelo CJBA, parabéns aos organizadores, muito emocionante, agora é só esperar ano que vem com Aliança Salvador Episódio III (A Vingaça dos Sith?).


Abaixo uma entrevista com João Marcelo Cunha, presidente do CJBA:

Como começou o Conselho Jedi Bahia?

O CJBA foi fundado em 2002 por outra equipe, cujo presidente era Iuri Batista. Aconteceram algumas situações que levaram à desativação do fã-clube. Em dezembro de 2010, eu, Alex Raymond e Filippe Buccos tomamos a iniciativa de recomeçar o grupo, montamos a primeira Aliança Salvador (que aconteceu em maio de 2011) e desde então estamos movimentando o fã-clube com várias atividades de Star Wars para os fãs baianos.

Quais as principais atividades?

Promovemos as edições da Aliança Salvador, que são anuais. É o nosso maior evento até hoje. Temos os encontros semestrais, que são bate-papos sobre as novidades mais recentes da Saga. Fazemos ações de caridade, como a visita ao GACC e o McDia Feliz, e isso é um ponto que sempre procuramos focar em atividades filantrópicas pra ajudar os que mais precisam. Além disso, participamos como convidados de diversos outros eventos, palestrando e apresentando coreografias de sabres de luz
  
O que é e como foi que surgiu a idéia da Aliança Salvador?
  
Nós queríamos fazer um evento em que os fãs baianos de SW se identificassem e se sentissem em casa para encontrar outros fãs. Queríamos criar algo que tivesse a nossa cara e o nosso nome, em um formato moldado pelo CJBA. A ideia surgiu de uma conversa entre os refundadores do grupo, quando concordamos que para reviver o CJ precisaríamos de uma injeção de ânimo nos fãs baianos de SW, e nada mais justo do que promover um evento para isso.

Qual a diferença entre o AS I e a AS II?
 
Enquanto na AS I tivemos atividades para introduzir o fã-clube e em apenas uma tarde, na AS II nós construímos atrações durante uma semana inteira com a exposição dos nossos trajes na Biblioteca Pública, as exibições gratuitas de Star Wars na Sala Walter da Silveira e um dia inteiro de atividades com a Camerata Opus Lumen, oficina de duelos, debate e duelo de sabre de luz no evento em si.
 
E a próxima, já está pensando?

Já temos algumas ideias, mas ainda não posso adiantar nada. Só que deve ser maior ainda.
 
Algo mais a acrescentar?
  
Preparem-se, pois muita coisa ainda virá. O futuro de Star Wars está sendo reescrito, e o Conselho Jedi Bahia fará parte dessa nova história junto com os fãs baianos e do Brasil inteiro.


Abaixo fotos do evento:

Djacir Pereira e suas obras

Acreditem, é de papel

Todos os itens feitos de papel

CJBA - Posto Avançado - Feira de Santana

Com vocês o maestro Darth Vader

O público aplaudindo de pé

Treinamento de combate com sabre de luz

Os dois vencedores

O debate



Vídeo do evento:


Vídeo da abertura da Aliança Salvador II:


O tease da Aliança Salvador II:


Esta reportagem é um oferecimento de:



Texto: Ricardo Tavares.
Fotografia: Ricardo Tavares e Aline Tavares.
Filmagens da Aliança Salvador: Ricardo Tavares.


Página principal