Costelinha de Porco agridoce com Purê de Maça



Página principal

Recebi um convite do meu amigo Ricardo Tavares, para escrever alguma coisa sobre culinária e aceitando o seu convite aqui estou.

Não sou um expert em culinária e muito menos um gourmet, porém gosto de cozinhar e modéstia  à parte costumo receber alguns elogios sempre que me disponho a preparar algum prato mais elaborado quando tenho prazer de receber amigos em minha casa para simples reuniões de convívio.

Pessoalmente aprecio bastante qualquer prato de carne de porco.

Hoje vou falar sobre um prato delicioso que é:

Costelinha de Porco agridoce com Purê de Maça

É um prato com uma preparação fácil, um pouco demorada, cerca de 2 a 3 horas, mas que vale a pena ver e saborear o resultado final. Normalmente costumo fazer o acompanhamento com batatinha ao forno, porém desta vez vou também acrescentar um acompanhamento agridoce (Puré de maçã).

Compra-se uma peça de costela inteira. Há pessoas que preparam o prato com a costela em ripas, porém a peça cozinhada inteira sustenta muito mais a umidade da carne, tornando-a mais macia. No entanto isso fica ao critério de cada um.

Ingredientes:

1 dente de alho picado
½ cebola picadinha
1 colher (sopa) de gengibre ralado
2 colheres (sopa) de óleo
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto, 2 kg de costelinha de porco (peça inteira), 1 xícara (chá) de goiabada,  1 xícara (chá) água, ½ xícara (chá) de vinagre branco, 6 colheres (sopa) de molho inglês, 2 colheres (chá) de molho de pimenta vermelha,  pimenta caiena e Sal a gosto, suco de 1 limão.


Modo de preparo:


Numa tigela misture alho picado, cebola picadinha, gengibre ralado, passe essa mistura na costelinha. Regue por cima com óleo, sal e pimenta-do-reino moída a gosto. Reserve na geladeira por no mínimo 4 horas, no entanto eu aconselho a deixar ela dormindo de um dia para o outro.


Coloque a peça de costelinha temperada numa assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 250º C por 1 hora ou até que a costelinha fique macia. Coloque o papel alumínio com a parte brilhante virada pra dentro. Isso diminui o tempo de fogo.


Em uma panela coloque a goiabada cortada em pedaços, água, vinagre branco, molho inglês, molho de pimenta vermelha, pimenta caiena e sal a gosto. Cozinhe em fogo médio mexendo sempre por cerca de 10 minutos ou ate que a goiabada esteja dissolvida.

Desligue o fogo e acrescente suco de limão. Retire o papel alumínio das costelinhas e pincele-as com molho de goiabada.


Leve para assar por mais 15 minutos, vire-as e pincele novamente. Deixe dourar.


Sirva com o purê de maçã como acompanhamento.  


Como preparar o purê de maçãs:


Descasque as maças e corte em pedaços pequenos. Coloque as maças cortadas em uma panela, cubra com água, vinho, algumas gotas de limão e o açúcar. Tempere a gosto com a noz moscada e se quiser um pouco de canela. Cozinhe em fogo baixo até que as maçãs estejam cozidas. Retire do fogo e bata no processador ou liquidificador. Retorne a panela, prove e acerte o açúcar e os temperos, deixe em fogo baixo até atingir a consistência do purê desejado.

Sirva quente como acompanhamento.

Espero que depois de preparado e deliciosamente degustado, acompanhado de um bom vinho tinto seco, tenham aprovado a minha sugestão de hoje.


Augusto

Página principal