Ciência

Página principal


Nasa descobre planeta parecido com a Terra em zona habitável

Desde que a humanidade começou a explorar o espaço, a grande questão sempre foi: “existe algum planeta como a Terra, capaz de abrigar a vida humana?”. Um novo relatório da Nasa indica que talvez esta pergunta tenha sido respondida. A agência espacial encontrou o planeta mais parecido com o nosso, até o momento, com condições de existência de vida muito semelhantes. Leia mais.

Paleontólogos descobrem predador marinho pré-histórico gigante

Um time de pesquisadores americanos e alemães descobriu um novo predador marinho pré-histórico. O fóssil, que mede 8,6 metros, foi descoberto no deserto de Nevada, no oeste dos Estados Unidos. Segundo os paleontólogos, o esqueleto pertenceu ao mais antigo predador marinho capaz de devorar animais do mesmo tamanho que o seu. Por causa disso, o animal foi chamado de Thalattoarchon saurophagis, que significa supremo comedor de lagartos dos mares. A pesquisa que descreve a nova espécie foi publicada nesta segunda-feira na revista PNAS. Leia mais.

Galáxia pode ter 17 bilhões de "Terras"

Até uma em cada seis estrelas pode abrigar em sua órbita um planeta do tamanho da Terra, segundo uma pesquisa divulgada nesta semana. Com base nesse dado, os autores da pesquisa afirmam que pode haver um total de 17 bilhões desses planetas em toda a galáxia. A pesquisa, divulgada no encontro semestral da Sociedade Astronômica Americana, na Califórnia, foi baseada em análises de possíveis planetas revelados pelo telescópio espacial Kepler.
Leia mais.

Dobra espacial

Quando começamos a conhecer o espaço uma das coisas que mais nos fascina é a distância, são enormes, até dentro do Sistema Solar tudo está distante. Quando vemos Júpiter ou Saturno em um telescópio profissional parece que estamos vendo nada mais que uma bola de golfe, entretanto, puro engano, são os verdadeiros planetas gigantes. Leia mais.